top of page
Buscar
Foto do escritorMCSM

Ajudar as crianças a gerir as suas preocupações através da literatura infantil

Hoje venho falar-vos sobre um livro de Anthony Browne, editado pela Kalandraka, que acho que faz todo o sentido nesta altura: As preocupações do Billy.



Esta é a história de um menino que tinha muitas preocupações. Preocupava-se com chapéus, com nuvens, com pássaros gigantes… Os pais do Billy tentavam ajudá-lo, cada um de sua maneira, mas nada parecia funcionar. Foi a sua avó que arranjou uma solução! A avó deu-lhe um boneco e disse-lhe que todas as noites, antes de dormir, o Billy devia contar as suas preocupações ao boneco e que estas, sendo partilhadas, custariam menos a carregar. Esta história tem por base uma tradição da Guatemala em que se utilizam bonecos das preocupações (feitos com madeira, tecidos, fios...) para aliviar as preocupações das crianças guatemaltecas.


Numa altura em que as nossas crianças têm que enfrentar tantas adversidades e adaptar as suas vidas a esta realidade, parece-me essencial darmos-lhes ferramentas que as possam ajudar a lidar com os seus medos e preocupações. Foi nesse sentido que pensei na leitura desta história, feita por pais, professores ou pelas próprias crianças quando já sabem ler. Pensei na leitura desta história como o ponto de partida para uma conversa sobre este tema. Assim, pensei em algumas atividades a realizar em contexto de aulas ou não, que partem da leitura deste livro.


1º - Conversar, conversar, conversar ...

Quais são as preocupações do seu filho? Quais são as preocupações dos seus alunos?

Às vezes não há nada melhor do que uma conversa para descobrir o que os anda a incomodar e para tentar, em conjunto, arranjar soluções para esses problemas.


2º - Fazer uma lista de "soluções"

Depois de conversar, de compreender o que os preocupa, há que pensar em soluções. Assim, a minha segunda proposta é que construam, em conjunto, uma lista de coisas que as crianças (e quem sabe os adultos) possam fazer quando se sentem preocupados (exemplos: respirar fundo e contar até 10, dançar, falar com os pais, com um professor, com os avós...). De certeza que os miúdos se vão lembrar de coisas que nós nunca pensaríamos e que nos vão ajudar a todos.


3º - Construir um boneco das preocupações

Se com o Billy funcionou, porque não tentar usar a mesma estratégia que ele? Façam uma pesquisa sobre estes bonecos para poderem ver algumas imagens, peguem nos materiais que têm à mão aí por casa e... mãos à obra! Construam bonecos para vocês próprios ou para alguém que conheçam que esteja mesmo a precisar de um amigo para o ajudar a aliviar as suas preocupações.

Deixo aqui algumas imagens para se inspirarem:


Espero que esta leitura dê origem a boas conversas e ajude as vossas crianças a lidarem melhor com aquilo que enfrentam nesta altura e na vida, em geral.

Se tiverem sugestões de outros livros que tenham este mesmo fim, sintam-se à vontade para partilhar.

Boas leituras!

1.392 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page