Todos sabemos que os hábitos de leitura das famílias influenciam os hábitos de leitura das crianças. Quando as crianças são mais pequenas, por norma, as famílias tentam criar um momento de leitura em conjunto. A verdade é que, muitas vezes, este hábito se vai perdendo, à medida que as crianças começam a aprender a ler e a ganhar autonomia leitora. Assim, para tentar mudar esta tendência e pôr as famílias a ler em conjunto, de novo, surgiu o Caderno de Leituras familiar.
Esta proposta surgiu numa turma de 2º ano de escolaridade embora, na minha opinião, possa ser adaptada a outras idades.
Em que consiste a proposta?
É muito simples: um caderno de leituras que deve ser preenchido pelas famílias após a leitura de um livro, em conjunto.
Qual o objetivo?
O grande objetivo desta proposta é criar/reforçar hábitos de leitura em família e pôr as crianças e as suas famílias a conversar sobre aquilo que é lido.
Como foi aplicado?
Vou então passar a explicar as várias fases deste processo.
1º Fazer e decorar os Cadernos de Leituras
Nesta fase cada aluno recebeu um caderno que decorou da forma que quis. Era importante que fosse algo pessoal e com o qual o aluno se identificasse.
Cada um dos cadernos tinha as primeiras páginas preenchidas com algumas informações importantes para a elaboração do mesmo: regras de utilização, exemplos de tipos de registos e sugestões de leitura.
2º Assinar o contrato de leitura
De forma a tentar garantir que esta proposta fosse cumprida pelos alunos e pelas famílias, foi criado um contrato de leitura. Cada um dos elementos teve então que assinar esse contrato e fazer esse compromisso. No contrato de leitura estava definida a periodicidade desta proposta: uma vez por semana. Estava ainda referido que todas as sextas-feiras o Caderno deveria ser trazido para a escola para que a professora pudesse ver e para que fosse apresentado à restante turma (caso o aluno quisesse).
3º Leitura e preenchimento do Caderno (em casa)
Depois de explicada a dinâmica a todos, chegou a altura de pôr as mãos à obra. Cada aluno recebeu uma pequena folha para colar no Caderno de Leituras. Em casa, depois de lerem o livro em conjunto, as famílias deviam começar por escrever algumas informações sobre o livro escolhido: título, autor(a), ilustrador(a), editora. De seguida deviam escrever, por breves palavras, o que acharam do livro e classificá-lo de 0 a 5 estrelas.
Depois de preenchida esta parte, só tinham que escolher o tipo de registo que iriam fazer (poderiam fazer um dos sugeridos ou qualquer outro) e dar asas à imaginação.
Deixo-vos alguns dos registos feitos pelas famílias e meninos desta turma:
4º Apresentação à turma
Nas sextas-feiras era sempre com grande entusiasmo que os alunos traziam o seu Caderno de Leituras para a escola para mostrar aos colegas aquilo que tinham lido com as suas famílias e os registos que tinham feito. Nestes dias, os alunos que queriam, mostravam à turma o seu Caderno, falavam um pouco sobre o livro que tinham lido com a sua família e o registo que tinham feito. Havia sempre espaço para dúvidas e comentários por parte dos colegas e era uma altura em que se falava muito sobre livros que já tinham lido, personagens engraçadas, livros que gostavam de vir a ler porque os seus colegas tinham falado com entusiasmo sobre eles...
Depois de todas estas partilhas os Cadernos de Leitura familiar voltavam para as suas casinhas, para mais uma semana de leituras partilhadas entre pais e filhos ou avós e netos. Para mostrar mais uma vez às famílias, que tudo é melhor quando é partilhado!
Comments