O que é a ditadura? O que é um ditador? O que é a liberdade de expressão? ...
Todos sabemos que há perguntas dos mais novos que nem sempre são fáceis de responder... Este livro, através de textos simples e ilustrações cheias de pormenores, troca a ditadura por miúdos. Mas isto não quer dizer que seja um livro apenas para os mais novos. É um livro para todos e ainda melhor se for lido em conjunto. Um livro com uma mensagem muito importante, que nos faz dar valor à liberdade que temos muitas vezes como dado adquirido.
Autores: Equipo Plantel
Ilustrador: Mikel Casal
Editora: Orfeu Negro (Orfeu Mini)
Coleção: Livros para o amanhã (Espreitem os restantes livros da coleção, não se vão arrepender!)
Agora que se aproxima a celebração do 25 de abril, achamos que este livro tem imenso potencial para trabalhar esta data tão importante para o nosso país.
Assim sendo, aqui ficam algumas sugestões de atividades para fazer após a leitura do livro!
1 - Continuar a história
Quem ainda não leu o livro não sabe, mas depois da ditadura vem... a liberdade! Nada melhor do que propor aos alunos que continuem a história do livro, na altura da liberdade. O que será que muda? Deixará de haver alguém que manda? Como se passarão a sentir as pessoas? Deixam de existir regras?
2 - Falar com quem mais sabe
Mesmo que este ano ainda não tenha falado sobre o 25 de abril com os seus alunos, eles com certeza já saberão algumas coisas sobre esta data. Assim, após a leitura do livro, propomos que se faça um registo daquilo que os alunos "já sabem" e daquilo que "gostavam de saber" sobre esta época e este dia em especial.
Depois, basta chamar à escola alguém que tenha vivido o 25 de abril de 1974, como por exemplo os avós, e fazer uma conversa/entrevista na qual estas pessoas respondem às questões que os alunos formularam. Não há nada melhor do que aprender com quem realmente viveu nestes tempos e nos pode falar por experiência própria!
3 - Reagir ao que foi lido
Esta proposta enquadra-se bem no nosso Caderno de Leituras, onde é proposto que, depois de ler um livro, se faça um registo relacionado com o que foi lido. E estes registos podem ser de vários tipos, basta ser-se criativo. Aqui ficam algumas ideias de registos para fazer após a leitura deste livro:
-Fazer um desenho de um ditador e um pequeno texto a descrevê-lo;
-Escrever um pequeno texto sobre como seria viver numa ditadura;
-Escrever uma carta a um ditador (O que teriam para lhe dizer?);
-Fazer um desenho sobre como seria viver numa ditadura;
-Fazer um cartaz de manifestação contra a ditadura;
-Escrever um pequeno texto de opinião sobre o livro;
-Escrever uma lista de coisas que não se podem fazer numa ditadura;
...
As opções são infinitas! Basta mesmo dar asas à imaginação e deixar que os miúdos façam o mesmo.
Esperamos que as ideias tenham sido úteis para trabalhar este tema, agora ou noutra altura qualquer, porque este é sempre um tema que vale a pena relembrar!
Sites para visitar:
A página da editora (Orfeu Negro):
Outros livros da coleção que têm mesmo que ler:
"Como pode ser a democracia" - Equipo Plantel e Marta Pina
"As mulheres e os homens" - Equipo Plantel e Luci Gutiérrez
"Há classes sociais" - Equipo Plantel e Joan Negrescolor
Kommentare