top of page
Buscar
Foto do escritorMCSM

Cem sementes que voaram

Hoje trazemo-vos um livro muito especial, escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Yara Kono. Um livro que fala sobre a história de uma árvore e da viagem das suas cem sementes que voaram. Umas foram parar a estradas, outras a bicos de pássaros esfomeados, outras até serviram de casa a insetos apaixonados... Mas será que alguma caiu em bom solo? É o que vão descobrir na leitura deste magnífico livro, apetecível tanto para crianças como para adultos.




Passemos agora às sugestões/ideias para dinamizar este livro com as crianças:


Cálculo mental: Para além do livro, ter consigo 100 sementes em cima de uma mesa ou de uma cadeira (de forma a que as crianças as possam ver). À medida que se conta a história, vão se tirando o número de sementes indicado no livro e pergunta-se às crianças quantas sementes pensam que sobraram. Ex: Tínhamos 100 sementes, 10 acabaram numa estrada. Quantas temos ainda?


Proposta de escrita 1: No fim do livro são apresentados vários tipos de sementes, com diferentes características que lhes permitem ser transportadas de diferentes formas.

Assim, propomos uma atividade de escrita que descreva a viagem de cada tipo de sementes, tendo em conta as suas características específicas. Para tal, fizemos um pequeno guião de escrita:




Proposta de escrita 2:

Continuando a ter por base as guardas do livro, nas quais são identificadas várias sementes com características diferentes que lhes conferem diferentes formas de "transporte", propomos outra atividade de escrita. Desta vez a ideia é que sejam os próprios alunos a pensar numa nova semente, uma semente inventada. Em primeiro lugar deverão pensar no nome da árvore (inventada) e, posteriormente, deverão descrever a semente em que estão a pensar, finalizando com um desenho da mesma.



Sementeira: Outra das propostas que fazemos é que, após a leitura deste livro com as crianças, se faça uma sementeira para a sala de aula ou horta da escola, com algumas das sementes trazidas para a sala.


Comparação de sementes reais com as imagens do livro: Por último, sugerimos que para a leitura do livro, o professor/educador leve algumas sementes com características diferentes para que as crianças as possam ver, tocar, explorar... e ainda comparar com as sementes que surgem nas ilustrações do livro.


Sites para visitar:

A página da editora (Planeta Tangerina) que tem também várias sugestões de atividades para alguns dos seus livros:

https://www.planetatangerina.com/pt


404 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page