Esta atividade foi feita numa turma de 2º ano que, normalmente, não tinha momentos de Expressão Dramática na sua agenda semanal.
Estávamos a fazer um projeto que girava muito à volta dos livros e, por esta razão, decidimos que a Expressão Dramática também deveria ser explorada utilizando este tipo de material.
Escolhemos o livro "O monstro das cores" de Anna Llenas que aborda a temática das emoções, tentando explicá-las de uma forma acessível para as crianças. É de salientar as ilustrações deste livro que são conseguidas através de composições feitas com vários recortes e colagens.
Passemos então à atividade em si.
1º - Criámos um espaço sem mesas no meio da sala para que nos pudéssemos sentar em roda para lermos o livro;
2º - Após a leitura do livro falámos um bocado sobre os sentimentos que estavam presentes no mesmo (uma espécie de síntese);
3º - Os alunos espalharam-se pela sala, em pé, e lemos uma história que tinha várias situações relativas a vários sentimentos (escrita por nós). À medida que íamos lendo a história, os alunos tinham que ir fazendo o que era narrado;
4º - De seguida demos um papel a cada aluno, sendo que cada papel tinha escrito um sentimento: alegria, tristeza, raiva, medo ou calma. Cada um leu o seu papel e não disse a ninguém qual o sentimento que lhe fora atribuído. Andámos todos pela sala, livremente, representando o sentimento do nosso papel (sem emitir sons). Quando uma de nós fazia sinal, os alunos tinham que se juntar a um colega que tivesse o mesmo sentimento que o seu. Trocámos de papéis e fizemos isto cerca de 3 vezes.
5º - Jogo das estátuas no museu
Participantes por ronda: 4 estátuas e 1 visitante do museu; os restantes alunos fazem de público.
Os alunos que fizeram de estátua receberam um papel com uma ação, todas diferentes, que teriam depois de interpretar em estátua. (Exemplos de ações: andar numa montanha russa, estar a discutir, ver um monstro, comer limão, assistir a um espetáculo de comédia...) Durante a preparação das estátuas o visitante do museu estava num local em que não conseguia ver os restantes alunos. Assim que as estátuas estavam prontas, o visitante chegava e tinha que adivinhar qual era o aluno que estava a "andar numa montanha russa" (por exemplo. Fizémos várias rondas para que todos pudessem jogar.
6º - Relaxamento a pares.
Observações:
-Os alunos referiram que a história para interpretarem tinha sido muito curta, queriam mais. Assim sendo, se voltassemos a repetir esta atividade com crianças, escreveríamos uma história maior para este momento.
Sites para visitar:
A página da autora/ilustradora:
http://www.annallenas.com/index.html
Para quem quiser comprar:
https://www.wook.pt/livro/o-monstro-das-cores-anna-llenas/17001754
Σχόλια