Não é novidade para ninguém que devemos promover o gosto pela leitura com as nossas crianças. A dúvida é, muitas das vezes, de que forma poderemos fazê-lo. Este post serve para isso mesmo, partilhar uma ideia de promoção da leitura - a criação de um Caderno de Leituras.
Um Caderno de Leituras é, como o nome indica, um caderno no qual se fazem registos acerca de livros lidos. A ideia é que haja uma certa periodicidade nesta proposta (por exemplo, 1 livro por semana). Assim, todas as semanas a criança lê um livro e tem que fazer algum tipo de registo no seu caderno.
Diferentes tipos de registos:
-Escrever a frase preferida;
-Fazer um pequeno comentário ao livro;
-Descrever uma das personagens;
-Fazer um desenho sobre o livro;
-Associar o livro a algo da sua vida;
-Escrever uma carta a uma das personagens;
(Se tiverem ideias de registos diferentes, não se esqueçam de deixar sugestões nos comentários!)
Este caderno pode ser apresentado às crianças pelos pais, sendo uma forma de promover a leitura em casa ou, na escola, pelo professor.
Se for o caso de ser proposto pelo professor, sugiro que o mesmo vá verificando se os registos semanais estão a ser feitos e que averigue se o aluno faz sempre o mesmo tipo de registos ou se vai variando. Se fizer sempre registos do mesmo tipo, o professor pode dar algumas sugestões de outro tipo de registos que poderá utilizar. Importa não esquecer que, neste caso, devemos dar mais valor ao facto de a criança ler os livros e fazer os registos, do que à própria "qualidade" dos registos feitos.
Outras ideias a incluir num Caderno de Leituras:
-Lista de livros lidos;
-Lista de livros que gostava de ler;
-Top 5 dos melhores livros.
Já falei da utilização do Caderno de Leituras na escola e já dei a ideia de ser utilizado em casa, com os pais, resta apenas fazer uma sugestão que junta estas duas: um Caderno de Leituras proposto pelo professor mas feito em casa por pais e filhos. Uma proposta que, decerto, unirá pais e filhos neste maravilhoso mundo dos livros e que, ao mesmo tempo, aproxima a Escola da Família, como deve ser.
Depois deste post, resta-me apenas ir... e começar o meu Caderno de Leituras, coisa que já devia ter feito há algum tempo!
Commentaires